
O Município de Sever do Vouga tem vindo ao longo destes últimos anos a considerar a cultura de importância capital, para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos severenses, pelo que a oferta cultural tem vindo a aumentar substancialmente nas suas mais diversas vertentes, quer nas manifestações de cariz tradicional e etnográfica, quer nas mais eruditas. Neste sentido, vários são os eventos realizados anualmente, alguns deles de âmbito internacional, como é o caso do Festival Internacional de Músicas do Mundo e agora o Festival de Guitarras Mágicas, que vai na sua 2ª edição.
Para o Município é uma honra e motivo de grande satisfação poder receber grandes mestres da guitarra, incluindo a guitarra portuguesa.
Da parte do Município é um esforço financeiro que consideramos válido pelos vários impactos positivos que proporciona na comunidade, pelo que é nossa intenção continuar a incentivar e a apoiar este tipo de eventos, designadamente o Festival Guitarras Mágicas.
O Município de Sever do Vouga, antecipadamente, dá as boas vindas a todos os visitantes, sugerindo que façam desta oportunidade um motivo de visitação e reconhecimento do concelho nas suas mais variadas ofertas (património natural, cultural e gastronomia).
Aproveito para efetuar uma saudação especial aos grandes mestres da guitarra que vão estar presentes durante o período do Festival.
Sejam bem-vindos à Capital do Mirtilo!
O Presidente da Câmara Municipal,
António Coutinho (Dr.)
Sejam bem-vindos à segunda edição do Festival Guitarras Mágicas.
Depois do êxito da edição de 2013 deste pequeno mas significativo festival, dado não ocorrer num grande centro urbano, mas num concelho de características rurais, atraindo a estes maravilhosos territórios gentes de outras paragens e alguns dos mais importantes nomes da cena musical internacional, é com grande satisfação que vos apresentamos a presente edição deste festival de guitarra(s).
Dizemos guitarras, porque este ano temos também a estreia da guitarra portuguesa, tanto em termos formativos como em concerto. Esse instrumento, que tão carinhosamente tem no seu nome a designação de “portuguesa”, embora tenha a sua origem na Guitarra Inglesa do século XVIII, foi apropriado de tal forma pelas nossas tradições musicais que a sua evolução histórica está intrinsecamente ligada à nossa cultura. Assim, existem variantes do próprio instrumento e da sua maneira de tocar, associadas às várias tradições urbanas onde este instrumento foi cultivado, que se manifestam nas designadas Guitarra de Coimbra e Guitarra de Lisboa. Teremos assim um nome que foi um pioneiro, dado ter sido o primeiro professor de guitarra portuguesa no ensino oficial de música em Portugal e ter criado uma ferramenta didáctica indispensável na sistematização do ensino do instrumento, escrevendo e publicando o Método de Guitarra Portuguesa, deixando assim a sua marca indelével na formação de toda uma nova geração de guitarristas; além disso, é também um dos mais brilhantes e vibrantes guitarristas da actualidade. Paulo Soares fará uma masterclass em que abordará vários aspectos de interpretação e reflectirá, essencialmente, sobre o acto de tocar e os mecanismos fisiológicos que lhe são inerentes. Na noite de sexta-feira, assistiremos a um concerto deste grande mestre da Guitarra Portuguesa, no espaço mágico que é a Eira Comunitária dos Amiais.
Começámos propositadamente pela Guitarra Portuguesa, dado ser uma novidade no festival deste ano e ser um instrumento que queremos que continue a fazer parte da programação deste evento. No entanto, sendo a guitarra clássica o instrumento nuclear, iremos ter a 3ª edição do Curso de Férias, o qual está na génese deste festival; teremos ainda uma masterclass, dada por um dos professores mais eminentes da actualidade e guitarrista do maior prestígio na cena internacional, Marco Tamayo.
No plano dos concertos, actuará, para abrir o festival, na Igreja Matriz de Couto de Esteves, um dos guitarristas portugueses da nova geração mais proeminentes, tendo já uma carreira internacional de relevo, André Madeira. Na sala de concertos mais emblemática do concelho de Sever do Vouga, no Centro de Artes e Espectáculos, teremos, no sábado à noite, um concerto por nós aguardado com grande expectativa, dado tratar-se de dois dos mais importantes guitarristas da actualidade e um duo de excelência, com uma brilhante carreira em todo o mundo, Marco Tamayo e Anabel Montesinos.
Bem hajam todos os que nos apoiaram e tornaram possível esta edição do Festival Guitarras Mágicas, e a todos vós, que estão connosco desde a primeira hora.
A Direcção Artística